domingo, 24 de julho de 2016

Brasão da Paróquia São Francico de Assis José Penha


HERÁLDICA DO BRASÃO
Paróquia de São Francisco de Assis – José da Penha/RN
DESCRIÇÃO
Escudo paroquial, derivado eclesiástico em campo de ocres, tendo no centro da ponta uma árvore
caducifólia em pardo com folhas em sinople, gules e aurantiaco. À destra possui um TAU em pardo
unido à um cíngulo em albis, e à senextra as oblatas ofertoriais em jalde, albis e purpura. O escudo está
assente em tarja albis na qual se encaixa o listel em jalde com o nome da paróquia, ano de criação e
cidade sede. O conjunto está pousado sobre uma cruz hastil em jalde com pingentes em pardo e
ornamentos em art nouveau.
 
LEGENDA DE CORES HERÁLDICAS
 
| Ocre: Bege | Sinople: Verde | Gules: Vermelho | Aurantiaco: Laranja | Jalde: Dourado |
| Albis: Branco | Purpura: Violáceo | Pardo: Marrom |
 
INTERPRETAÇÃO
 
O ESCUDO: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. Sua forma é simples de origem francesa. É classificado em terciado em mantel, de cores em ocre com disposição à peças em seu campo. Também possui a orla em pardo seguindo o mesmo estilo gráfico do escudo.
INSÍGNIAS INTERNAS: No primeiro mantel está disposta uma cruz em TAU, símbolo da espiritualidade franciscana que evoca o serviço, a doação e a humildade. Este mesmo ícone está envolto por um cíngulo que representa a pureza, virtude de continência e castidade. Em um segundo sentido, ele define São Francisco, padroeiro da Paróquia. No segundo mantel, está armada as oblatas naturais, fruto da terra e do trabalho, que depois de ofertadas ao Senhor em sacrifício perfeito, tornam-se o Corpo e o Sangue de Jesus, pão que alimenta e que dá vida, vinho que salva e dá coragem. A Eucaristia é o mistério da nossa fé. E por último, no terceiro mantel encontra-se a árvore da vida, Jesus Cristo, cabeça da Igreja, a qual todos nós somos os seus membros. Ela também representa a vegetação nativa da região da cidade de José da Penha/RN, sede da Paróquia. É uma espécie de caducifólia, muito comum nas regiões serranas. E tangenciando os três mantéis, sobrescreve-se a frase célebre franciscana em língua latina PAX ET BONUM (paz e bem) como lema, também, desta nossa Paróquia.
INSÍGNIAS EXTERNAS: Encontra-se ainda disposta por trás do escudo, uma majestosa cruz hastil que alude à Cristo que é centro e está acima de todas as coisas, e por meio desta mesma cruz libertou o mundo do pecado. Os cinco pingentes nela fixados representam a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua união à São Francisco de Assis, estampando em seu corpo os estigmas da Paixão. O listel sobre o escudo ostenta o mote: PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, 04/10/2010 (data da criação da paróquia), JOSÉ DA PENHA/RN (cidade sede da Paróquia).
AS CORES: Em grande parte do campo semiótico de cores, vemos em evidência o ocre, derivado do marrom, classificado como bege. Esta cor transmite calma e passividade, e apesar de ser um tanto inerte, ao mesmo tempo transmite a sensação de conforto e aconchego. O pardo apresentado em alguns detalhes, classificado como marrom que é a cor da terra por excelência, representa humildade, mortificação, constância e observância das regras. O jalde presente no listel e na cruz hastil, classificado como dourado, requer um sentido maior, pois, representa a nobreza, vigor, inteligência superior e luz. É a digna cor da alegria. Estas cores juntas representam a humildade encontrada no carisma franciscano, o aconchego/acolhida que a Paróquia deve possuir na missão de evangelizar e a perene alegria de anunciar o Evangelho aos irmãos.
DESCRIÇÃO COLOQUIAL
O brasão da Paróquia de São Francisco de Assis, com sede em José da Penha/RN é a representação das armas paroquiais no mundo civil ostentando a honra, glória e nobreza. Nele está estampado um leque de significados que definem a missão, serviço e identidade desta nossa Paróquia. Por primeiro vemos o escudo em estilo francês que em seu campo interno possui os símbolos que nos identificam: o TAU, espécie de
cruz franciscana que representa o serviço e a doação em prol do povo de Deus; as oblatas sacrificiais e seu estado final quando tornam-se o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que é o centro de unidade da Igreja, mistério da fé; uma árvore da espécie caducifólia que figura Cristo, árvore da vida, e que também lembra as florestas desta mesma espécie existentes no território de missão da Paróquia e região; e no meio destas insígnias, a frase franciscana em língua latina PAX ET BONUM que ecoa como uma mensagem de fé e esperança ao pronunciar-se o célebre Paz e Bem. O listel que sobrepõe-se o escudo na parte inferior ostenta o nome canônico da Paróquia, a data de sua criação e a cidade sede e estado onde ela está presente. As cores lembram o padroeiro São Francisco, ao mesmo tempo em que transmitem acolhida, humildade e alegria de servir na missão. Por fim, como que coroando o brasão, está fixada um cruz hastil, que identificam que Cristo é o centro da missão da Igreja e está acima de todos, bem como os cinco pingentes que nela se encontram indicam a paixão de Cristo e sua união a São Francisco ao lhe impor os sagrados estigmas.
Desenvolvido por ® Oliver Design Gráfico
FONTE - BLOG DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - JOSÉ DA PENHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu